[MUNDO OUTDOOR] Jake Vella

Jake Vella foi diagnosticado com ROHHAD em 2015, síndrome que afeta o sistema nervoso autônomo que é responsável por controlar a respiração e os batimentos cardíacos. O sistema endócrino também é comprometido devido a uma desregulação do hipotálamo, assim indivíduos com essa doença apresentam um grande ganho de peso ao longo de um período de seis a 12 meses nos primeiros 10 anos de vida. A síndrome foi diagnosticada em menos de 100 pessoas em todo o mundo e não tem cura.

Jake não se entrega. Para tentar conter o avanço da ROHHAD, ele começou a praticar triatlo três vezes por semana, participa de provas,  e é mais um exemplo que o esporte é capaz de mudar vidas.

“O triatlo ajuda o Jake a se manter ativo e em forma. É bom para a saúde dele e também lhe dá a chance de socializar com outras crianças. Ele leva uma vida normal, vai à escola, toca bateria, mas é preciso ter muito cuidado para ele não ficar doente. Temos medo que uma simples gripe leve a complicações mais sérias”
Maruska Vella, mãe de Jake

Os treinos de Jake são basicamente os mesmos dos outros atletas da equipe, com algumas adaptações às necessidades dele, como pausa para ir ao banheiro, monitoramento da sua frequência cardíaca e cuidado para que seu corpo não esquente demais.

“Jake é extremamente positivo, motivado e facilmente o mais dedicado. Ele nunca perde um treino sem uma boa razão e está constantemente ansioso para treinar. Ele rouba o coração de todos que o conhecem. É triste ver pelo o que ele tem de passar. Olho para a família dele com admiração pelo esforço que eles fazem para que Jake tenha a vida mais normal possível”
Matt Azzopardi, treinador de Jake

E assim, Jake segue lutando contra a ROHHAD, a balança e desafiando todos os limites cada vez que nada, pedala e corre rumo ao pórtico de chegada.

Os médicos que cuidam de Jake não sabem dizer quantos anos de vida ele terá pela frente. Mas ninguém pensa nisso. O menino vai levando sua vidinha com alegria e muito esporte, contagiando a todos que têm o prazer de conviver com ele.

E Jake segue treinando firme e forte, veja no perfil dele no Facebook.

Fonte: Independent

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s